MONITORAMENTO DO SISTEMA DE MANEJO DA CANA-DE-AÇÚCAR NAS MICRORREGIÕES DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA, MINAS GERAIS, BRASIL (2015-2017)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217756900Palavras-chave:
Cana-de-açúcar, Sistema de manejo, Sensoriamento remotoResumo
No processo de produção da cana-de-açúcar, a colheita é a etapa que mais passa por alterações tecnológicas em razão das exigências socioambientais e econômicas. Por isso, o Brasil nas últimas décadas tem apostado em novas tecnologias para se enquadrar nos padrões exigidos pelo mercado, que incluiu principalmente a eliminação do uso do fogo na pré-colheita da cana-de-açúcar em razão dos poluentes emitidos na atmosfera com a prática. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo diagnosticar a área cultivada com cana-de-açúcar e identificar o sistema de manejo do corte com e/ou sem o emprego do fogo na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (TMAP) nos anos de 2015 e 2017. A metodologia da pesquisa consistiu em mapear a cana-de-açúcar tendo como base o ano 2015 e monitorar essas áreas no ano 2017, por meio da utilização de imagens de satélite multitemporais no período correspondente à colheita da cana (abril a outubro). Os resultados da pesquisa permitiram concluir que houve redução de 28,3% na área total colhida com cana-de-açúcar (mecanizada e queimada) no TMAP no período analisado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.