A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228456398Palavras-chave:
BNCC, Reforma do Ensino Médio, Ensino de Geografia, CatalãoResumo
Este artigo possui como ponto central a discussão do modelo de currículo proposto por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a Reforma do Ensino Médio. O que se busca é apresentar elementos, desde suas constituições até os efeitos que elas promovem para a educação, bem como sobre o lugar da Geografia neste novo cenário. São expostas realidades do estado de Goiás e do município de Catalão-GO a fim de entender a implementação dessas mudanças nas escolas públicas locais. Para concretude deste trabalho foram utilizadas revisões e análises documentais e bibliográficas sobre a área de educação e ensino em Geografia; órgãos responsáveis pelo ensino público foram visitados a fim de acompanhar a implementação da BNCC. Confirma-se, nas reflexões realizadas, uma ligação entre a educação e o capital, além da inferiorização de certas ciências formando sujeitos deficitários crítica e socialmente. Percebe-se que a educação atual está ligada ao processo de (re)produção de desigualdades, baseada no mercado, em que o intuito é instituir um ideal de meritocracia partindo da legitimidade ancorada em um currículo homogeneizado.
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Copyright (c) 2021 Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Carmem Lúcia Costa
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