A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA

Autores

  • Gustavo Henrique Camargo Eufrásio Universidade Federal de Catalão
  • Carmem Lúcia Costa Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228456398

Palavras-chave:

BNCC, Reforma do Ensino Médio, Ensino de Geografia, Catalão

Resumo

Este artigo possui como ponto central a discussão do modelo de currículo proposto por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a Reforma do Ensino Médio. O que se busca é apresentar elementos, desde suas constituições até os efeitos que elas promovem para a educação, bem como sobre o lugar da Geografia neste novo cenário. São expostas realidades do estado de Goiás e do município de Catalão-GO a fim de entender a implementação dessas mudanças nas escolas públicas locais. Para concretude deste trabalho foram utilizadas revisões e análises documentais e bibliográficas sobre a área de educação e ensino em Geografia; órgãos responsáveis pelo ensino público foram visitados a fim de acompanhar a implementação da BNCC. Confirma-se, nas reflexões realizadas, uma ligação entre a educação e o capital, além da inferiorização de certas ciências formando sujeitos deficitários crítica e socialmente. Percebe-se que a educação atual está ligada ao processo de (re)produção de desigualdades, baseada no mercado, em que o intuito é instituir um ideal de meritocracia partindo da legitimidade ancorada em um currículo homogeneizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Universidade Federal de Catalão

Discente da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão cursando Geografia (licenciatura) e membro do DIALOGUS - Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho. Participou como bolsista de iniciação científica do PROLICEN pesquisando sobre a BNCC, Ensino Médio e o ensino de Geografia, durante 2018 e 2019. Atualmente é voluntário em projeto de iniciação científica PIVIC (2019-2020) pesquisando sobre Geografia Urbana

Carmem Lúcia Costa, Universidade Federal de Catalão

Licenciatura em Geografia - UFG - Regional Catalão

Mestre em Geografia Humana - UFG - IESA

Doutora em Geografia Humana - FFLCH - USP

Pós doutora em Geografia Humana - UFJF

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

EUFRÁSIO, G. H. C. .; COSTA, C. L. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 84, p. 14–24, 2021. DOI: 10.14393/RCG228456398. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56398. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos