ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA CULTURA DA VIDEIRA PARA A ILHA DA MADEIRA – PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217349287Palavras-chave:
Geotecnologia, Agricultura, Balanço HídricoResumo
A cultura da vinha possuiu uma elevada importância na produção de vinhos de qualidade na Ilha da Madeira. No entanto para que a produção da cultura venha a produzir de maneira mais satisfatória é extremamente necessário o conhecimento dos locais mais propícios para o desenvolvimento da cultura. O objetivo do presente trabalho foi realizar um Zoneamento Agroclimático para a cultura da videira na Ilha da Madeira, visando fornecer dados para a tomada de decisão de produtores e técnicos na seleção de novos locais para implementação da cultura. Para tanto, foram utilizados dados de 11 estações meteorológicas convencionais localizadas em toda a Ilha da Madeira com períodos de observação de 1961 a 1990. A obtenção do deficit hídrico foi obtida por meio do balanço hídrico proposto por Thornthwaite & Mather. Para o cultivo da videira na Ilha da Madeira, todo litoral Sul da Ilha, assim como boa parte do Norte, são áreas propicias para o desenvolvimento da cultura; no entanto no litoral sul, irrigação complementar é necessária para satisfazer as necessidades hídricas da cultura. Já no litoral Norte é necessário ter alguns cuidados com possível aparecimento de doenças fúngicas, devido aos grandes volumes de precipitação presentes na área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.