ANÁLISE DA EVOLUÇÃO TEMPORAL DO USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA DO RIBEIRÃO DA LAJE, NO SUDOESTE DE GOIÁS, DE 1987 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217442492Palavras-chave:
Geotecnologias, Planejamento ambiental, Recursos hídricosResumo
O modelo de produção, principalmente a partir da revolução industrial, muitas vezes sem considerar a conservação dos recursos naturais para atender à demanda de uma população mundial crescente, tem causado desequilíbrios ecológicos (perda da biodiversidade, impactos negativos nos solos e recursos hídricos, entre outros). Assim, objetivou-se entender as mudanças do uso e cobertura da terra na bacia do ribeirão da Laje, de 1987 a 2017. Esse recurso é importante para diversos usos múltiplos na microrregião Sudoeste de Goiás, sendo uma das principais fontes de água para o abastecimento público da população de Rio Verde (GO). Com o uso de geotecnologias, foram gerados os produtos cartográficos e obtidos dados quantitativos, estes analisados utilizando a técnica de matriz de transição. Foram observados, principalmente: substituição significativa de pastagem por área de agricultura; diminuição da vegetação de Cerrado; expansão da área urbana, industrial, de construção rural e represas; e extensas áreas com erosão laminar e em sulco, principalmente associadas à pastagem degradada. Esses dados indicam a necessidade de políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento econômico condizente com a sustentabilidade ambiental. Esse trabalho irá subsidiar o planejamento e a gestão ambiental dessa bacia hidrográfica e servirá de base para outros estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.