CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NA ATUALIDADE: UMA MIRADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941155Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de Geografia, Inovação PedagógicaResumo
Este artigo constitui um recorte dos resultados da pesquisa intitulada “Possibilidades e desafios para prática docente no processo de aprendizado discente: o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ensino de geografia na rede pública estadual Pernambuco”, que procura compreender melhor a mudança operada no trabalho docente dos professores de Geografia da educação básica, confrontados com as NTIC. Nossas incursões metodológicas foram movidas por abordagens distintas (quantitativa e qualitativa), porém complementares. Como resultados da pesquisa, constatamos que os professores das escolas investigadas, apresentam grandes afinidades com as NTIC, entretanto, as limitações de uma formação inicial que traga em sua proposta curricular elementos para subsidiar suas práticas são evidentes, o que nos remete a novas investigações no âmbito do currículo dos cursos de formação na área de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Francisco Kennedy Silva dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.