CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NA ATUALIDADE: UMA MIRADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941155

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de Geografia, Inovação Pedagógica

Resumo

Este artigo constitui um recorte dos resultados da pesquisa intitulada “Possibilidades e desafios para prática docente no processo de aprendizado discente: o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ensino de geografia na rede pública estadual Pernambuco”, que procura compreender melhor a mudança operada no trabalho docente dos professores de Geografia da educação básica, confrontados com as NTIC. Nossas incursões metodológicas foram movidas por abordagens distintas (quantitativa e qualitativa), porém complementares. Como resultados da pesquisa, constatamos que os professores das escolas investigadas, apresentam grandes afinidades com as NTIC, entretanto, as limitações de uma formação inicial que traga em sua proposta curricular elementos para subsidiar suas práticas são evidentes, o que nos remete a novas investigações no âmbito do currículo dos cursos de formação na área de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Downloads

Publicado

09-07-2019

Como Citar

SANTOS, F. K. S. dos. CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NA ATUALIDADE: UMA MIRADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA . Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 193–206, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941155. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41155. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos