ALTERAÇÕES NO CANAL PRINCIPAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO MICHAELA, PELOTAS-RS, DECORRENTES DE UM EVENTO PLUVIOMÉTRICO EXTREMO DO ANO DE 2009
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196810Resumo
Eventos extremos de precipitação podem ser responsáveis por reajustes nos elementos naturais de bacias hidrográficas devido à entrada e circulação de matéria e energia excessiva em curtos intervalos de tempo. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a extensão das mudanças ocorridas no compartimento de fundo de vale atrelado à zona de vegetação ripária do canal principal da bacia hidrográfica do Arroio Michaela (Pelotas/RS), em função da significativa remoção, transporte e deposição de materiais resultantes do evento pluviométrico extremo ocorrido em janeiro de 2009. Foi elaborada uma classificação sobre o conjunto de imagens diferenças, dos cenários anterior e posterior ao evento, dos Índices de Vegetação, primeira componente principal e imagens-fração sobre imagens Landsat5TM. Os resultados foram superestimados quando utilizada apenas a imagem diferença dos índices de vegetação. A classificação das imagens diferenças dos índices de vegetação com a primeira componente principal e imagens-fração apresentou eliminação dessas incoerências. Os danos foram identificados pela remoção de materiais do terço superior declivoso, remoção e deposição no terço médio sinuoso e deposição no terço inferior plano. Este estudo revela a avaliação do comportamento da rede de drenagem em situações extremas como importante ferramenta de tomada de decisão para uso e ocupação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.