ASSOCIAÇÃO ENTRE OBSERVAÇÕES MACROSCÓPICAS E ANÁLISES LABORATORIAIS NO ESTUDO GENÉTICO DE SOLOS DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG

Autores

  • Mariana de Resende Machado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fábio Soares de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Monteiro da Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165426953

Palavras-chave:

pedogênese, morfogênese, análise pedogemorfológica

Resumo

A evolução pedológica ocorre através da contínua, dinâmica e complexa sucessão e interação entre os mais diversos fatores ambientais, sendo que tal história evolutiva é passível de ser resgatada através dos atributos dos solos. áreas com grande diversidade ambiental, como o Quadrilátero Ferrífero, conduzem a um complexo e rico mosaico pedológico, que necessita de abordagem mais abrangente e aprofundada das interações dos elementos da paisagem. Nessa perspectiva, este estudo objetivou investigar a cobertura pedológica de uma vertente cuja justaposição regular de horizontes sugere a existência de um sistema pedológico em equilíbrio, mas com organização vertical de horizontes que suscitam questionamentos quanto à proveniência dos materiais (se eluviais e coluviais), incluindo a possibilidade da existência de horizontes orgânicos enterrados. Dessa forma foram utilizados indicadores pedológicos aplicados à análise pedogeomorfológica, tais como descrição macromorfológica, análises granulométricas, composição química, mineralógica e teores de carbono orgânico total. Os resultados indicam que, embora macromorfologicamente, a cobertura na vertente sugerisse a presença de distintos materiais de origem, essa cobertura revelou, na verdade, um sistema pedológico em equilíbrio, onde a alteração vertical da rocha foi o principal caminho genético.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana de Resende Machado, Universidade Federal de Minas Gerais
    Geógrafa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG
  • Amanda Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Geógrafa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG

  • Fábio Soares de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG

  • Adriana Monteiro da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG

Downloads

Publicado

21-07-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACHADO, Mariana de Resende; DE OLIVEIRA, Amanda Ribeiro; DE OLIVEIRA, Fábio Soares; DA COSTA, Adriana Monteiro. ASSOCIAÇÃO ENTRE OBSERVAÇÕES MACROSCÓPICAS E ANÁLISES LABORATORIAIS NO ESTUDO GENÉTICO DE SOLOS DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 54, p. 78–91, 2015. DOI: 10.14393/RCG165426953. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26953. Acesso em: 25 dez. 2025.