ASSOCIAÇÃO ENTRE OBSERVAÇÕES MACROSCÓPICAS E ANÁLISES LABORATORIAIS NO ESTUDO GENÉTICO DE SOLOS DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG

Autores

  • Mariana de Resende Machado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fábio Soares de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Monteiro da Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165426953

Palavras-chave:

pedogênese, morfogênese, análise pedogemorfológica

Resumo

A evolução pedológica ocorre através da contínua, dinâmica e complexa sucessão e interação entre os mais diversos fatores ambientais, sendo que tal história evolutiva é passível de ser resgatada através dos atributos dos solos. áreas com grande diversidade ambiental, como o Quadrilátero Ferrífero, conduzem a um complexo e rico mosaico pedológico, que necessita de abordagem mais abrangente e aprofundada das interações dos elementos da paisagem. Nessa perspectiva, este estudo objetivou investigar a cobertura pedológica de uma vertente cuja justaposição regular de horizontes sugere a existência de um sistema pedológico em equilíbrio, mas com organização vertical de horizontes que suscitam questionamentos quanto à proveniência dos materiais (se eluviais e coluviais), incluindo a possibilidade da existência de horizontes orgânicos enterrados. Dessa forma foram utilizados indicadores pedológicos aplicados à análise pedogeomorfológica, tais como descrição macromorfológica, análises granulométricas, composição química, mineralógica e teores de carbono orgânico total. Os resultados indicam que, embora macromorfologicamente, a cobertura na vertente sugerisse a presença de distintos materiais de origem, essa cobertura revelou, na verdade, um sistema pedológico em equilíbrio, onde a alteração vertical da rocha foi o principal caminho genético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Resende Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Geógrafa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG

Amanda Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Geógrafa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG

Fábio Soares de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG

Adriana Monteiro da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG

Downloads

Publicado

21-07-2015

Como Citar

MACHADO, M. de R.; DE OLIVEIRA, A. R.; DE OLIVEIRA, F. S.; DA COSTA, A. M. ASSOCIAÇÃO ENTRE OBSERVAÇÕES MACROSCÓPICAS E ANÁLISES LABORATORIAIS NO ESTUDO GENÉTICO DE SOLOS DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 16, n. 54, p. 78–91, 2015. DOI: 10.14393/RCG165426953. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26953. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos