APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÃTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144716692Palavras-chave:
Território, Transposição Didática, Geografia Escolar, CidadaniaResumo
A pós-modernidade tem nos conduzido a diversas transformações em todas as esferas da sociedade. Por isso, novas necessidades de (re)leituras do espaço geográfico se fazem presentes, bem como a inovação nos instrumentos que potencializam interpretações das transformações socioespaciais. Nesse aspecto, espera-se que alguns conceitos científicos sejam mais (re)discutidos que outros, com destaque para o conceito Território, o qual assume importante papel no processo de globalização. Considerando que refletir sobre o Território representa a oportunidade de pensar o contexto social, político e econômico atual, busca o presente texto discutir o assunto utilizando diferentes linhas teóricas. Pretende-se, também, apresentar a importância da transposição didática dos saberes geográficos para o ensino e a aprendizagem que visem à construção da cidadania.Downloads
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Copyright (c) 2013 Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente, Adriany de Ávila Melo Sampaio
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