APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144716692

Palavras-chave:

Território, Transposição Didática, Geografia Escolar, Cidadania

Resumo

A pós-modernidade tem nos conduzido a diversas transformações em todas as esferas da sociedade. Por isso, novas necessidades de (re)leituras do espaço geográfico se fazem presentes, bem como a inovação nos instrumentos que potencializam interpretações das transformações socioespaciais. Nesse aspecto, espera-se que alguns conceitos científicos sejam mais (re)discutidos que outros, com destaque para o conceito Território, o qual assume importante papel no processo de globalização. Considerando que refletir sobre o Território representa a oportunidade de pensar o contexto social, político e econômico atual, busca o presente texto discutir o assunto utilizando diferentes linhas teóricas. Pretende-se, também, apresentar a importância da transposição didática dos saberes geográficos para o ensino e a aprendizagem que visem à construção da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente

Professor Escola Pública e particular de Uberlândia e Ituiutaba Técnico de Laboratório Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal. Mestre em Geografia pelo IG/UFU

Adriany de Ávila Melo Sampaio

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

15-09-2013

Como Citar

DE LA FUENTE, A. R. de S.; SAMPAIO, A. de Ávila M. APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 14, n. 47, p. 43–53, 2013. DOI: 10.14393/RCG144716692. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16692. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos