O ESPAÇO RURAL E OS REFLEXOS DA ECONOMIA GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716165Palavras-chave:
Espaço Rural, Economia Global, territorialidade econômica, desenvolvimento regionalResumo
O presente artigo visa estabelecer uma discussão inicial relativa aos reflexos de uma economia global nas atividades rurais em termos locais. Para isso, aborda a territorialidade resultante da ação de grandes empresas ligadas às atividades agropecuárias e agroindustriais utilizando como exemplo o caso de grandes multinacionais (como as tradings agrícolas) e também cooperativas agropecuárias que atuam diretamente com commodities agrícolas em desde o processo de produção até a comercialização e industrialização dos grãos. Nesse sentido, destaca-se a forte presença dessas empresas em Estados como o Paraná onde o dinamismo do chamado "agronegócioâ€? é uma das marcas dos discursos e ações governamentais das políticas de desenvolvimento regional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Sergio Fajardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.