ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CÓRREGO DO LAJEADO (SP)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92615824Palavras-chave:
Geomorfologia, Análise Morfométrica, Relevo, Bacia Hidrográfica, Uso da TerraResumo
No presente estudo buscou-se investigar a Bacia do Córrego do Lajeado, no município de Corumbataí - SP, utilizando-se de conceitos e métodos já consolidados no conhecimento geomorfológico, considerando-se como relevante as ações antrópicas na esculturação do relevo local. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as condições morfométricas nessa bacia hidrográfica e compreender as alterações antrópicas nas áreas de nascentes, atualmente ocupadas pela atividade agropecuária e em parte por fragmentos de mata. Concluiu-se que em função do uso desordenado da terra, no conjunto da bacia, as nascentes e os cursos de água estão comprometidos, enquanto elementos da paisagem responsáveis pela manutenção dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Deuzimar Lopes da Silva, Cenira Maria Lupinacci da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.