ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CÓRREGO DO LAJEADO (SP)

Autores

  • Deuzimar Lopes da Silva IGCE / UNESP - Rio Claro / SP
  • Cenira Maria Lupinacci da Cunha IGCE / UNESP - Rio Claro / SP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92615824

Palavras-chave:

Geomorfologia, Análise Morfométrica, Relevo, Bacia Hidrográfica, Uso da Terra

Resumo

No presente estudo buscou-se investigar a Bacia do Córrego do Lajeado, no município de Corumbataí - SP, utilizando-se de conceitos e métodos já consolidados no conhecimento geomorfológico, considerando-se como relevante as ações antrópicas na esculturação do relevo local. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as condições morfométricas nessa bacia hidrográfica e compreender as alterações antrópicas nas áreas de nascentes, atualmente ocupadas pela atividade agropecuária e em parte por fragmentos de mata. Concluiu-se que em função do uso desordenado da terra, no conjunto da bacia, as nascentes e os cursos de água estão comprometidos, enquanto elementos da paisagem responsáveis pela manutenção dos recursos hídricos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deuzimar Lopes da Silva, IGCE / UNESP - Rio Claro / SP

Geógrafo, Bacharel e Licenciado, pelo IGCE - UNESP / Rio Claro - SP. Professor da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Pós-graduando em geografia pelo IGCE - UNESP / Rio Claro - SP.

Cenira Maria Lupinacci da Cunha, IGCE / UNESP - Rio Claro / SP

Profª. Dra. Depto. Planejamento Territorial e Geoprocessamento, UNESP / Rio Claro - SP.

Downloads

Publicado

04-06-2008

Como Citar

SILVA, D. L. da; CUNHA, C. M. L. da. ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CÓRREGO DO LAJEADO (SP). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 26, p. 153–172, 2008. DOI: 10.14393/RCG92615824. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15824. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos