REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PRODUTIVO LOCAL A PARTIR DE MULTINACIONAIS EM IRATI-PR

Autores

  • Sandra Cristina Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG102915808

Palavras-chave:

cidade pequena, multinacional, capital

Resumo

A presença de multinacionais em cidades pequenas, desperta o interesse de estudo e reflexões a cerca das diferentes localizações eleitas pelo capital em seu sistema reprodutivo, que revela alguns impactos de diversas naturezas à sociedade e ao espaço, sobretudo na escala local. Nesse estudo, evidenciamos a cidade de Irati-PR, que tornou-se atrativa ao conjugar elementos como a mão de obra operária mais barata e disciplinada, acessibilidade por rodovias, proximidade portuária e com a capital paranaense, assim como, sistema de telecomunicação e informatização do espaço. Empreendemos esforços para que o processo analítico transite entre as diferentes escalas geográficas, numa leitura dialética da atuação do capital internacional no espaço geográfico, com a elaboração de novos arranjos produtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cristina Ferreira

Graduada em Geografia pela UEL, Mestrado na UEL e desde de 2006 eatá inserida no Programa de Pós Graduação (Doutorado em Geografia) da UNESP-Presidente Prudente. Atua profissionalmente como docente efetiva no Departamento de Geografia da UNICENTRO- Paraná.

Downloads

Publicado

15-03-2009

Como Citar

FERREIRA, S. C. REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PRODUTIVO LOCAL A PARTIR DE MULTINACIONAIS EM IRATI-PR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 29, p. 97–104, 2009. DOI: 10.14393/RCG102915808. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15808. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos