REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PRODUTIVO LOCAL A PARTIR DE MULTINACIONAIS EM IRATI-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG102915808Palavras-chave:
cidade pequena, multinacional, capitalResumo
A presença de multinacionais em cidades pequenas, desperta o interesse de estudo e reflexões a cerca das diferentes localizações eleitas pelo capital em seu sistema reprodutivo, que revela alguns impactos de diversas naturezas à sociedade e ao espaço, sobretudo na escala local. Nesse estudo, evidenciamos a cidade de Irati-PR, que tornou-se atrativa ao conjugar elementos como a mão de obra operária mais barata e disciplinada, acessibilidade por rodovias, proximidade portuária e com a capital paranaense, assim como, sistema de telecomunicação e informatização do espaço. Empreendemos esforços para que o processo analítico transite entre as diferentes escalas geográficas, numa leitura dialética da atuação do capital internacional no espaço geográfico, com a elaboração de novos arranjos produtivos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Sandra Cristina Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.