EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA: ANÁLISE ECO-EPIDEMIOLÓGICA DO PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO SEBASTIÃO, DISTRITO FEDERAL - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71915483Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ecologia, EpidemiologiaResumo
O objetivo principal deste trabalho é identificar os aspectos ambientais e os impactos gerados pelos freqüentadores e moradores das áreas vizinhas ao Parque Ecológico de São Sebastião - DF, buscando demonstrar os possíveis focos do Aedes aegypti. A pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira caracterizada pelo levantamento de dados que possibilitaram a composição dos indicadores necessários para responder a hipótese analisada. Foram utilizadas informações estatísticas para compor os indicadores referentes aos aspectos ambientais, sócio-econômicos e epidemiológicos da cidade. O período analisado abrange os meses de outubro e novembro de 2005. A segunda etapa foi a pesquisa de campo por meio de observações diretas realizadas na área do parque. Essa pesquisa teve como objetivo observar os aspectos estruturais do parque e da degradação ambiental resultante de ações antrópicas e foi realizada em janeiro de 2006 tendo sido obtidas fotografias dos locais degradados. Para confecção dos mapas foram utilizados o SICAD e o GOOGLE EARTH®. Espera-se demonstrar como a Educação Ambiental pode colaborar intensivamente na compreensão do esquema Saúde - Educação - Ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Janduhy Pereira dos Santos, Marília Teresinha de Sousa Machado, Marco Túlio Antônio García-Zapata
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.