GESTÃO SOCIOESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO RIO CUIABÁ-RMVRC – MATO GROSSO: FACES E INTERFACES DAS LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273753Palabras clave:
Região Metropolitana, Vale do Rio Cuiabá, Função pública, Interesse comumResumen
Este artigo traz como enfoque principal a análise das legislações dos municípios que compreendem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC). Adotou-se como metodologia a pesquisa documental e a análise de conteúdo; para tanto, foram selecionadas 48 legislações verificadas por meio do software NVIVO, que produziu figuras, destacando o número de vezes que termos relacionados a funções públicas de interesse comum e a região metropolitana seriam ou não mencionados nos textos legais do estado de Mato Grosso e dos municípios da RMVRC. Os resultados apontaram que embora seja comum a todas as legislações municipais analisadas menções a “cooperação técnica”, “articulação estado e município” ou “articulação com outras políticas públicas”, observou-se que é característica comum a ausência dos termos “função pública de interesse comum” ou RMVRC. Constatou-se que apesar da sua existência legal, a RMVRC e as funções públicas de interesse comum por ela elencada ainda não foram incorporadas pelas legislações municipais, principalmente por aqueles que apresentam fragilidades na base econômica e baixo volume de arrecadação. Inferiu-se também que os textos legais analisados mencionam apenas uma função pública de interesse comum – o saneamento – com valores diferentes, haja vista que no contexto das políticas estaduais assume relevância.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Onélia Carmem Rossetto, Giseli Gomes Dalla Nora, Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.