ANÁLISE AMBIENTAL DA RELAÇÃO DE DESCARTES IRREGULARES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO PRESIDENTE COSTA E SILVA, MOSSORÓ, RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273721

Palabras clave:

Ecopontos, Disposição irregular, Geoprocessamento, Políticas ambientais

Resumen

A disposição ambientalmente adequada de resíduos tornou-se um desafio significativo para a sociedade moderna. No Brasil, essa prática tem causado problemas em várias cidades. O estudo tem como objetivo identificar os locais com disposições irregulares de resíduos, analisar os fatores que incentivam o descarte inadequado e, utilizando ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), mapear as áreas com passivos ambientais no bairro Presidente Costa e Silva, em Mossoró (RN). A pesquisa foi realizada em duas etapas: exploratória e descritiva. A fase exploratória incluiu a análise de normas técnicas (ABNT NBR 10004/2004), resoluções do CONAMA e revisão da literatura relevante. A fase descritiva envolveu o levantamento dos locais de descarte, visitas in loco, registros fotográficos e mapeamento das áreas afetadas. Os resultados mostraram a presença de 108 pontos de descarte de resíduos de construção civil, 80 pontos de resíduos volumosos, 52 pontos de resíduos eletrônicos e 17 pontos de resíduos sólidos urbanos, localizados em lotes urbanos desocupados, áreas de lazer, ao redor de prédios públicos e cursos d’água. Constatou-se que a coleta de resíduos ocorre a cada dois dias nas vias e logradouros do bairro, mas são necessárias medidas adicionais para lidar com os resíduos acumulados em lotes e vias periféricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Pereira Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Pará- UEPA. Especialista em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - FACUMINAS. Mestrando do programa Pós-graduação em Manejo de Solo e Água na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

Jéssica Paloma Pinheiro da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA.  Especialista em Agroextrativismo Sustentável e Desenvolvimento Rural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutoranda em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Daniel da Silva Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica do Cajueiro - CCHA. Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

Larissa Nicácio Pessoa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Mestranda em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

Glenda Ferreira Justino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduando em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do Semi- Árido – UFERSA.

Joaquim da Silva Assis Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi- Árido – UFERSA.

Sidney Alves Braga, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduando em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do Semi- Árido – UFERSA.

Rayanna Campos Ferreira, Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA. Atualmente atual como professora da base Técnica na Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro - ECIT

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

FERREIRA, D. P.; SILVA, J. P. P. da; DANTAS, D. da S.; PESSOA, L. N.; JUSTINO, G. F.; ASSIS FILHO, J. da S.; BRAGA, S. A.; FERREIRA, R. C. ANÁLISE AMBIENTAL DA RELAÇÃO DE DESCARTES IRREGULARES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO PRESIDENTE COSTA E SILVA, MOSSORÓ, RN. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 275–294, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273721. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73721. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos