ANÁLISE AMBIENTAL DA RELAÇÃO DE DESCARTES IRREGULARES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO PRESIDENTE COSTA E SILVA, MOSSORÓ, RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273721Palavras-chave:
Ecopontos, Disposição irregular, Geoprocessamento, Políticas ambientaisResumo
A disposição ambientalmente adequada de resíduos tornou-se um desafio significativo para a sociedade moderna. No Brasil, essa prática tem causado problemas em várias cidades. O estudo tem como objetivo identificar os locais com disposições irregulares de resíduos, analisar os fatores que incentivam o descarte inadequado e, utilizando ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), mapear as áreas com passivos ambientais no bairro Presidente Costa e Silva, em Mossoró (RN). A pesquisa foi realizada em duas etapas: exploratória e descritiva. A fase exploratória incluiu a análise de normas técnicas (ABNT NBR 10004/2004), resoluções do CONAMA e revisão da literatura relevante. A fase descritiva envolveu o levantamento dos locais de descarte, visitas in loco, registros fotográficos e mapeamento das áreas afetadas. Os resultados mostraram a presença de 108 pontos de descarte de resíduos de construção civil, 80 pontos de resíduos volumosos, 52 pontos de resíduos eletrônicos e 17 pontos de resíduos sólidos urbanos, localizados em lotes urbanos desocupados, áreas de lazer, ao redor de prédios públicos e cursos d’água. Constatou-se que a coleta de resíduos ocorre a cada dois dias nas vias e logradouros do bairro, mas são necessárias medidas adicionais para lidar com os resíduos acumulados em lotes e vias periféricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Pereira Ferreira, Jéssica Paloma Pinheiro da Silva, Daniel da Silva Dantas, Larissa Nicácio Pessoa, Glenda Ferreira Justino, Joaquim da Silva Assis Filho, Sidney Alves Braga, Rayanna Campos Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.