ANÁLISE DE MUDANÇA NO USO DO SOLO NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, CIDADE DO RIO DE JANEIRO – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259969794Palabras clave:
Unidade de conservação, Área urbana, Legislação, LCMResumen
A pressão urbana sobre as áreas protegidas nos grandes centros urbanos, torna urgente o debate sobre o uso e ocupação do solo no entorno das unidades de conservação (UC). O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral que, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), destina-se à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. O PEPB apresenta em seu plano de manejo a delimitação da Zona de Amortecimento (ZA), a qual tem a função de minimizar impactos e ordenar o uso e a ocupação do solo do entorno do Parque, protegendo a fauna e a flora do seu interior. O presente trabalho visa analisar a redução da cobertura vegetal entre os anos de 2004 e 2018 na ZA do Parque Estadual da Pedra Branca, com o auxílio da ferramenta Land Change Modeler (LCM), do software IDRISI, e identificar como as legislações e as mudanças de uso do solo no município do Rio de Janeiro, contribuíram para incentivar a ocupação residencial deste território.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Vivian Castilho da Costa, Eloisa da Silva Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.