ANÁLISE DE MUDANÇA NO USO DO SOLO NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, CIDADE DO RIO DE JANEIRO – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259969794Palavras-chave:
Unidade de conservação, Área urbana, Legislação, LCMResumo
A pressão urbana sobre as áreas protegidas nos grandes centros urbanos, torna urgente o debate sobre o uso e ocupação do solo no entorno das unidades de conservação (UC). O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral que, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), destina-se à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. O PEPB apresenta em seu plano de manejo a delimitação da Zona de Amortecimento (ZA), a qual tem a função de minimizar impactos e ordenar o uso e a ocupação do solo do entorno do Parque, protegendo a fauna e a flora do seu interior. O presente trabalho visa analisar a redução da cobertura vegetal entre os anos de 2004 e 2018 na ZA do Parque Estadual da Pedra Branca, com o auxílio da ferramenta Land Change Modeler (LCM), do software IDRISI, e identificar como as legislações e as mudanças de uso do solo no município do Rio de Janeiro, contribuíram para incentivar a ocupação residencial deste território.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vivian Castilho da Costa, Eloisa da Silva Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.