ECOSSISTEMA MANGUEZAL: ANÁLISE DA MESOFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO, MARECHAL DEODORO, ALAGOAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259769007

Palabras clave:

Organismos edáficos, Diversidade, Variáveis edafoclimáticas, Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM)

Resumen

O manguezal é um ecossistema com importância ecológica e econômica submetido à ação antrópica com reflexo na biodiversidade do solo. Objetivou-se avaliar se os grupos taxonômicos da mesofauna edáfica apresentam diferenças na abundância e riqueza nas áreas estudadas (Cultivo Agrícola, Degradada, Transição - Construção Civil/Borda de Mangue, e Mangue) e como os elementos edafoclimáticos influenciam nestas variáveis, em Marechal Deodoro, Alagoas. A pesquisa foi realizada em maio e junho/2019 no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM). Coletaram-se dez amostras de solo com anéis metálicos de dimensões 4,8 x 5 cm, na profundidade 0-5 cm e os organismos com comprimento entre 0,2 e 2 mm extraídos na bateria de extratores Berlese-Tullgren, conservados em álcool 70% e identificados com lupa binocular. Foram realizadas medidas de TS e CAS na profundidade 0-10 cm. Os dados foram testados a normalidade (Shapiro-Wilk) e homoscedasticidade (Fligner Test), e as hipóteses testadas pela correlação de Spearman, análise de Kruskal-Wallis e teste post-hoc de Dunn, realizados no RStudio, versão 4.1.0. A maior riqueza de grupos taxonômicos encontra-se nas áreas de Transição e Mangue e a abundância na área Degradada; A abundância e riqueza dos organismos da mesofauna apresentam correlação direta com TS, confirmadas pelas estimativas de correlação de Spearman.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deisyane Valéria de Lima Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas.

Élida Monique da Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Mayara Andrade Souza, Centro Universitário CESMAC

Doutora em Agronomia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais do Centro Universitário CESMAC. 

Kallianna Dantas Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Recursos Naturais, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

MONTEIRO, D. V. de L.; SANTOS, Élida M. da C.; SOUZA, M. A.; ARAUJO, K. D. ECOSSISTEMA MANGUEZAL: ANÁLISE DA MESOFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO, MARECHAL DEODORO, ALAGOAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 201–212, 2024. DOI: 10.14393/RCG259769007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69007. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos