ECOSSISTEMA MANGUEZAL: ANÁLISE DA MESOFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO, MARECHAL DEODORO, ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259769007

Palavras-chave:

Organismos edáficos, Diversidade, Variáveis edafoclimáticas, Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM)

Resumo

O manguezal é um ecossistema com importância ecológica e econômica submetido à ação antrópica com reflexo na biodiversidade do solo. Objetivou-se avaliar se os grupos taxonômicos da mesofauna edáfica apresentam diferenças na abundância e riqueza nas áreas estudadas (Cultivo Agrícola, Degradada, Transição - Construção Civil/Borda de Mangue, e Mangue) e como os elementos edafoclimáticos influenciam nestas variáveis, em Marechal Deodoro, Alagoas. A pesquisa foi realizada em maio e junho/2019 no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM). Coletaram-se dez amostras de solo com anéis metálicos de dimensões 4,8 x 5 cm, na profundidade 0-5 cm e os organismos com comprimento entre 0,2 e 2 mm extraídos na bateria de extratores Berlese-Tullgren, conservados em álcool 70% e identificados com lupa binocular. Foram realizadas medidas de TS e CAS na profundidade 0-10 cm. Os dados foram testados a normalidade (Shapiro-Wilk) e homoscedasticidade (Fligner Test), e as hipóteses testadas pela correlação de Spearman, análise de Kruskal-Wallis e teste post-hoc de Dunn, realizados no RStudio, versão 4.1.0. A maior riqueza de grupos taxonômicos encontra-se nas áreas de Transição e Mangue e a abundância na área Degradada; A abundância e riqueza dos organismos da mesofauna apresentam correlação direta com TS, confirmadas pelas estimativas de correlação de Spearman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisyane Valéria de Lima Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas.

Élida Monique da Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Mayara Andrade Souza, Centro Universitário CESMAC

Doutora em Agronomia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais do Centro Universitário CESMAC. 

Kallianna Dantas Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Recursos Naturais, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

MONTEIRO, D. V. de L.; SANTOS, Élida M. da C.; SOUZA, M. A.; ARAUJO, K. D. ECOSSISTEMA MANGUEZAL: ANÁLISE DA MESOFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO, MARECHAL DEODORO, ALAGOAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 201–212, 2024. DOI: 10.14393/RCG259769007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69007. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos