FLUXOS (I)MATERIAIS DO TRANSPORTE FLUVIAL E DA TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE NAS ESCOLAS DE MANAUS (AM): O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ÀS MARGENS DO RIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259768382Palabras clave:
Escola ribeirinha, Transporte escolar, RedeResumen
O presente artigo trata-se de uma pesquisa de iniciação científica realizada entre 2020 e 2021 sobre as escolas ribeirinhas, tendo a Escola José Sobreira do Nascimento como estudo de caso. Essas instituições foram entendidas como fixos de uma rede de fluxos materiais e imateriais que possibilitam o ensino fundamental e médio na área rural do município de Manaus. Para isso, as redes de transporte fluvial escolar e transmissão de aulas foram investigadas, já que essa circulação possibilita o acesso das comunidades ribeiras aos conteúdos educacionais das secretarias municipal e estadual de educação. Essa abordagem se deu em decorrência da organização da escola baseada nos fluxos estudados e nas possibilidades de entendê-la como um ponto numa rede de relações, demonstrando como o sistema escolar se relaciona com o território amazônico. Apesar dos empecilhos enfrentados durante o isolamento social e a consequente suspensão das aulas, essa pesquisa permitiu refletir sobre o planejamento das instituições de ensino ribeirinhas a partir de sua relação com os demais componentes das redes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bianca da Silva Doza, Ricardo José Batista Nogueira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.