UM PANORAMA SOBRE A EQUIDADE NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ESTADO DA BAHIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466057

Palabras clave:

Inclusão, Professor de Geografia, Educação Geográfica

Resumen

A legislação brasileira prevê a todos o acesso e a permanência na educação, respeitando e considerando as especificidades étnicas e culturais como forma de combate às desigualdades e à promoção da equidade. Porém, é necessário entender se a formação inicial docente capacita para que estas temáticas sejam contempladas. O objetivo foi traçar um panorama de como os cursos de licenciatura em Geografia da Bahia abordam a diversidade e a inclusão escolar em seus projetos curriculares. Foram avaliados os documentos que regem os cursos das treze instituições baianas com licenciatura em Geografia, buscando identificar como cada instituição apresenta, propõe, desenvolve e colabora para uma formação que contemple a diversidade da sociedade brasileira, garantindo direitos e buscando a valorização das diferenças. Foi verificado que a maior parte dos cursos negligenciam estas temáticas, tanto na forma, como no conteúdo dos seus componentes, que aparecem em sua maioria como optativos ou com carga horária reduzida transformando a equidade num objetivo distante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Izis Thelma Araújo Santiago, Universidade Federal da Bahia

Professora substituta do Instituto Federal da Bahia e professora da educação básica. Doutoranda, mestre e licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, desenvolvendo propostas pedagógicas para o ensino de Geografia. Integrante do Colapso - Grupo de Pesquisa da Relação Natureza e Sociedade.

Grace Bungenstab Alves, Universidade Federal da Bahia

Professora de Geografia Física no Departamento de Geografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Geógrafa, Professora de Geografia e Doutora em Geografia Física.

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

SANTIAGO, I. T. A.; ALVES, G. B. UM PANORAMA SOBRE A EQUIDADE NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ESTADO DA BAHIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 151–163, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466057. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66057. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos