UM PANORAMA SOBRE A EQUIDADE NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466057Palavras-chave:
Inclusão, Professor de Geografia, Educação GeográficaResumo
A legislação brasileira prevê a todos o acesso e a permanência na educação, respeitando e considerando as especificidades étnicas e culturais como forma de combate às desigualdades e à promoção da equidade. Porém, é necessário entender se a formação inicial docente capacita para que estas temáticas sejam contempladas. O objetivo foi traçar um panorama de como os cursos de licenciatura em Geografia da Bahia abordam a diversidade e a inclusão escolar em seus projetos curriculares. Foram avaliados os documentos que regem os cursos das treze instituições baianas com licenciatura em Geografia, buscando identificar como cada instituição apresenta, propõe, desenvolve e colabora para uma formação que contemple a diversidade da sociedade brasileira, garantindo direitos e buscando a valorização das diferenças. Foi verificado que a maior parte dos cursos negligenciam estas temáticas, tanto na forma, como no conteúdo dos seus componentes, que aparecem em sua maioria como optativos ou com carga horária reduzida transformando a equidade num objetivo distante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Izis Thelma Araújo Santiago, Grace Bungenstab Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.