A PRÁTICA DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NA REGIÃO DE CUIABÁ - MT
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249264250Palabras clave:
Aula de Campo, Geodiversidade, Patrimônio Natural, Educação AmbientalResumen
Este trabalho apresenta uma análise do potencial da região cuiabana como locus para a realização de atividades didáticas de campo voltadas ao ensino da Geografia Física. Adota-se como orientação metodológica a perspectiva da Geodiversidade, a partir da qual foi feita a interpretação da paisagem ao longo de um roteiro de campo, escolhido com o objetivo de se proceder à análise. As atividades didáticas foram realizadas com estudantes do curso de Geografia Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. A análise do roteiro permitiu constatar que a região de Cuiabá possui elementos fisiográficos relevantes para o ensino de Geografia Física; e indica que a proposição de roteiros didáticos na região encontra suporte tanto na geodiversidade regional como na facilidade de acesso a locais representativos desta em termos didáticos. A abordagem focada no conceito de Geodiversidade demonstrou ser efetiva para o tratamento dos temas no âmbito da educação ambiental, sobretudo pelo viés da geoconservação. Assim, o presente estudo contribui com subsídios ao planejamento de atividades de campo na região.
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Derechos de autor 2023 Dener Toledo Mathias
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