A PRÁTICA DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NA REGIÃO DE CUIABÁ - MT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249264250

Palabras clave:

Aula de Campo, Geodiversidade, Patrimônio Natural, Educação Ambiental

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise do potencial da região cuiabana como locus para a realização de atividades didáticas de campo voltadas ao ensino da Geografia Física. Adota-se como orientação metodológica a perspectiva da Geodiversidade, a partir da qual foi feita a interpretação da paisagem ao longo de um roteiro de campo, escolhido com o objetivo de se proceder à análise. As atividades didáticas foram realizadas com estudantes do curso de Geografia Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. A análise do roteiro permitiu constatar que a região de Cuiabá possui elementos fisiográficos relevantes para o ensino de Geografia Física; e indica que a proposição de roteiros didáticos na região encontra suporte tanto na geodiversidade regional como na facilidade de acesso a locais representativos desta em termos didáticos. A abordagem focada no conceito de Geodiversidade demonstrou ser efetiva para o tratamento dos temas no âmbito da educação ambiental, sobretudo pelo viés da geoconservação. Assim, o presente estudo contribui com subsídios ao planejamento de atividades de campo na região.

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Biografía del autor/a

Dener Toledo Mathias, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (2008). Mestre em Geografia pela mesma instituição (2011). Doutor em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente (2016). Ocupa o cargo de professor Adjunto A na Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia e Pedologia, possuindo experiência sobre os seguintes temas: Análise Geomorfológica, Controle de Erosão e Recuperação de Áreas Degradadas.

Publicado

2023-04-04

Cómo citar

MATHIAS, D. T. A PRÁTICA DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NA REGIÃO DE CUIABÁ - MT. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 390–402, 2023. DOI: 10.14393/RCG249264250. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64250. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos