A PRÁTICA DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NA REGIÃO DE CUIABÁ - MT
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249264250Palavras-chave:
Aula de Campo, Geodiversidade, Patrimônio Natural, Educação AmbientalResumo
Este trabalho apresenta uma análise do potencial da região cuiabana como locus para a realização de atividades didáticas de campo voltadas ao ensino da Geografia Física. Adota-se como orientação metodológica a perspectiva da Geodiversidade, a partir da qual foi feita a interpretação da paisagem ao longo de um roteiro de campo, escolhido com o objetivo de se proceder à análise. As atividades didáticas foram realizadas com estudantes do curso de Geografia Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. A análise do roteiro permitiu constatar que a região de Cuiabá possui elementos fisiográficos relevantes para o ensino de Geografia Física; e indica que a proposição de roteiros didáticos na região encontra suporte tanto na geodiversidade regional como na facilidade de acesso a locais representativos desta em termos didáticos. A abordagem focada no conceito de Geodiversidade demonstrou ser efetiva para o tratamento dos temas no âmbito da educação ambiental, sobretudo pelo viés da geoconservação. Assim, o presente estudo contribui com subsídios ao planejamento de atividades de campo na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dener Toledo Mathias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.