TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO APLICADOS NA ANÁLISE DE SECA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO SERRA AZUL - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259763493Palavras-chave:
Índice de Condição de Vegetação, Sensoriamento Remoto, MODIS, Seca meteorológica, Seca HidrológicaResumo
As recorrentes pressões antrópicas no ambiente têm ocasionado diversas alterações nos ciclos naturais, dentre eles o ciclo hidrológico. A principal consequência das mudanças do ciclo hidrológico está associada ao agravamento da seca e à presença de eventos de escassez hídrica. Nesse aspecto, o objetivo desse trabalho é verificar a eficácia de dados do sensor MODIS para análise de seca meteorológica e hidrológica na região da sub-bacia do ribeirão Serra Azul (MG) por meio de aplicação do índice de condição de vegetação (ICV). Para isso, realizou-se o cálculo do ICV e análises estatísticas com dados meteorológicos, hidrológicos e relatórios climatológicos entre os anos de 2013-2018 com o intuito de identificar a abrangência de seca na sub-bacia. Os resultados permitiram identificar que a presença de eventos externos e aspectos regionais contribuiu para o agravamento da seca. Além disso, verificou-se que a umidade do solo pode ter influenciado o armazenamento de água na região de estudo. Através dos resultados obtidos, verificou-se que o ICV possui capacidade significante para identificar eventos de seca na região de estudo, confirmando-se por estatísticas nas regressões e correlações das variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Débora Joana Dutra, Marcos Antônio Timbó Elmiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.