PERSPECTIVAS MULTIESCALARES NA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: UM ENSAIO SOBRE SEUS DESAFIOS TEORICO-METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238859602Palabras clave:
Escalas geográficas, Relação sociedade-natureza, Espaço geográficoResumen
As problematizações sobre a questão escalar na Geografia atreladas, principalmente, com as questões da representação, da sua vinculação com a escala cartográfica e do seu papel na apreensão das dinâmicas do espaço geográfico, nos demonstram a importância do aprofundamento sobre o tema. Neste contexto, o presente artigo buscou abordar considerações acerca das escalas geográficas, incorporando o debate sobre a questão do espaço em movimento, das escalas enquanto construção social e da inter-relação entre escalas. Estas contribuições serviram de base para a elaboração de um esquema-síntese que objetiva trabalhar com a multiescalaridade na apreensão do espaço geográfico, entendido por meio da relação dialética das dinâmicas da natureza e da sociedade. Esta abordagem permitiu articular o processo de (re)produção do espaço geográfico com o movimento da diferenciação espacial, enquanto síntese das configurações espaciais da natureza e da sociedade, considerando a apreensão deste momento e suas contradições por meio de uma perspectiva multiescalar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jéssica de Sousa Baldassarini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.