GEOTRILHA: INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE GEODIVERSIDADE

Autores/as

  • Gladson de Oliveira Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais
  • Fábio Soares de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-1450-7609
  • Alexa Carmo Testi Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238758367

Palabras clave:

Geoturismo, Geocologia, Diversidade geográfica, Trilhas interpretativas

Resumen

Este estudo apresenta uma proposta de ação educativa e meios de interpretação ambiental para o percurso de trilhas, integrando os princípios da geodiversidade. Esta é uma das possibilidades de planejamento do uso, baseado na avaliação da paisagem na perspectiva integrada da geoecologia podendo, inclusive, contribuir para a preservação da diversidade geográfica local. O trabalho foi conduzido no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, a partir da aplicação prática dos resultados do levantamento e análise espacial de diversos elementos da paisagem. Assim, a análise integrada dos geofatores, associada à cartografia da paisagem, permitiu a formulação de um traçado, e perfil geoecológico, para uma trilha interpretativa com o tópico geodiversidade, chamada de geotrilha, possibilitando uma gama de temas interpretativos que podem vir a ser trabalhados. A aplicação da geoecologia demonstrou como a interpretação ambiental em trilhas, principalmente em áreas protegidas, é um importante instrumento educacional e de divulgação científica para a Geografia.

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Biografía del autor/a

Gladson de Oliveira, Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais

Geógrafo - Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) na Diretoriade Unidades de Conservação.

Publicado

2022-06-01

Cómo citar

DE OLIVEIRA, G.; OLIVEIRA, F. S. de; MOREIRA, A. C. T. GEOTRILHA: INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE GEODIVERSIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 87, p. 1–18, 2022. DOI: 10.14393/RCG238758367. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58367. Acesso em: 28 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos