GEOTRILHA: INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE GEODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238758367Palavras-chave:
Geoturismo, Geocologia, Diversidade geográfica, Trilhas interpretativasResumo
Este estudo apresenta uma proposta de ação educativa e meios de interpretação ambiental para o percurso de trilhas, integrando os princípios da geodiversidade. Esta é uma das possibilidades de planejamento do uso, baseado na avaliação da paisagem na perspectiva integrada da geoecologia podendo, inclusive, contribuir para a preservação da diversidade geográfica local. O trabalho foi conduzido no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, a partir da aplicação prática dos resultados do levantamento e análise espacial de diversos elementos da paisagem. Assim, a análise integrada dos geofatores, associada à cartografia da paisagem, permitiu a formulação de um traçado, e perfil geoecológico, para uma trilha interpretativa com o tópico geodiversidade, chamada de geotrilha, possibilitando uma gama de temas interpretativos que podem vir a ser trabalhados. A aplicação da geoecologia demonstrou como a interpretação ambiental em trilhas, principalmente em áreas protegidas, é um importante instrumento educacional e de divulgação científica para a Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gladson de Oliveira, Fábio Soares de Oliveira, Alexa Carmo Testi Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





