A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA

Autores/as

  • Gustavo Henrique Camargo Eufrásio Universidade Federal de Catalão
  • Carmem Lúcia Costa Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228456398

Palabras clave:

BNCC, Reforma do Ensino Médio, Ensino de Geografia, Catalão

Resumen

Este artigo possui como ponto central a discussão do modelo de currículo proposto por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a Reforma do Ensino Médio. O que se busca é apresentar elementos, desde suas constituições até os efeitos que elas promovem para a educação, bem como sobre o lugar da Geografia neste novo cenário. São expostas realidades do estado de Goiás e do município de Catalão-GO a fim de entender a implementação dessas mudanças nas escolas públicas locais. Para concretude deste trabalho foram utilizadas revisões e análises documentais e bibliográficas sobre a área de educação e ensino em Geografia; órgãos responsáveis pelo ensino público foram visitados a fim de acompanhar a implementação da BNCC. Confirma-se, nas reflexões realizadas, uma ligação entre a educação e o capital, além da inferiorização de certas ciências formando sujeitos deficitários crítica e socialmente. Percebe-se que a educação atual está ligada ao processo de (re)produção de desigualdades, baseada no mercado, em que o intuito é instituir um ideal de meritocracia partindo da legitimidade ancorada em um currículo homogeneizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Universidade Federal de Catalão

Discente da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão cursando Geografia (licenciatura) e membro do DIALOGUS - Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho. Participou como bolsista de iniciação científica do PROLICEN pesquisando sobre a BNCC, Ensino Médio e o ensino de Geografia, durante 2018 e 2019. Atualmente é voluntário em projeto de iniciação científica PIVIC (2019-2020) pesquisando sobre Geografia Urbana

Carmem Lúcia Costa, Universidade Federal de Catalão

Licenciatura em Geografia - UFG - Regional Catalão

Mestre em Geografia Humana - UFG - IESA

Doutora em Geografia Humana - FFLCH - USP

Pós doutora em Geografia Humana - UFJF

Publicado

2021-12-15

Cómo citar

EUFRÁSIO, G. H. C. .; COSTA, C. L. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 84, p. 14–24, 2021. DOI: 10.14393/RCG228456398. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56398. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos