ÁREAS DE VULNERABILIDADE EM NATAL/RN, BRASIL: ANÁLISE DA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 9 (ZPA 9)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207246613Palabras clave:
Risco, Meio ambiente, Zoneamento, Geografia físicaResumen
Historicamente, grupos sociais marginalizados e economicamente vulneráveis de países emergentes e subdesenvolvidos, se instalam em áreas instáveis do ponto de vista físico-ambiental, amplificando riscos já existentes ou propiciando a ocorrência de desastres. Diante desse contexto, a presente pesquisa buscou identificar e analisar as áreas de vulnerabilidade ambiental da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA 9), que está localizada na Zona Administrativa Norte do município de Natal/RN. Este objetivo levou em consideração que a ZPA 9 é umas das cinco Zonas Ambientais não regulamentadas do município, o que acarreta especulação imobiliária, práticas econômicas nocivas e um avanço urbano desordenado. A partir de pesquisas bibliográficas, fundamentou-se teoricamente a pesquisa em literaturas que tratam dos conceitos de risco, perigo e vulnerabilidade na ciência Geográfica, e metodologicamente nos processos morfodinâmicos das unidades geoambientais, os quais através dos Planos de Informação (PIs), forneceram a partir de uma média simples, o Índice de Vulnerabilidade Ambiental da ZPA 9. No qual observou-se que as médias de vulnerabilidade variam de 1,6 (moderamente estável) a 3,0 (vulnerável), representadas cartograficamente pela classificação RGB de cores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.