ÁREAS DE VULNERABILIDADE EM NATAL/RN, BRASIL: ANÁLISE DA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 9 (ZPA 9)

Autores

  • Anderson Geová Maia de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lutiane Queiroz de ALmeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marysol Dantas de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Felipe Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207246613

Palavras-chave:

Risco, Meio ambiente, Zoneamento, Geografia física

Resumo

Historicamente, grupos sociais marginalizados e economicamente vulneráveis de países emergentes e subdesenvolvidos, se instalam em áreas instáveis do ponto de vista físico-ambiental, amplificando riscos já existentes ou propiciando a ocorrência de desastres. Diante desse contexto, a presente pesquisa buscou identificar e analisar as áreas de vulnerabilidade ambiental da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA 9), que está localizada na Zona Administrativa Norte do município de Natal/RN. Este objetivo levou em consideração que a ZPA 9 é umas das cinco Zonas Ambientais não regulamentadas do município, o que acarreta especulação imobiliária, práticas econômicas nocivas  e um avanço urbano desordenado. A partir de pesquisas bibliográficas, fundamentou-se teoricamente a pesquisa em literaturas que tratam dos conceitos de risco, perigo e vulnerabilidade na ciência Geográfica, e metodologicamente nos processos morfodinâmicos das unidades geoambientais, os quais através dos Planos de Informação (PIs), forneceram a partir de uma média simples, o Índice de Vulnerabilidade Ambiental da ZPA 9. No qual observou-se que as médias de vulnerabilidade variam de 1,6 (moderamente estável) a 3,0 (vulnerável), representadas cartograficamente pela classificação RGB de cores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Geová Maia de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando e Graduado em Geografia na modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi membro discente do Programa de Educação Tutorial (PET) do referido curso por 3 (três) anos, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como Monitor Voluntário Institucional das disciplinas de Climatologia Sistemática, Meteorologia e Climatologia, Hidrologia e Pedologia por um 1 (um) ano. Foi professor de Geografia da Rede Emancipa de cursinhos populares. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa em Dinâmicas ambientais, riscos e ordenamento do território (GEORISCO) do curso de Geografia da UFRN, além de desenvolver pesquisas nas áreas de Climatologia, Educação Ambiental e Vulnerabilidade Socioambiental. Possui experiência em Geoprocessamento, análise e tabulação de dados, administração documental e financeira

Downloads

Publicado

23-12-2019

Como Citar

DE BRITO, A. G. M.; DE ALMEIDA, L. Q.; DE MEDEIROS, M. D.; FARIAS, J. F. ÁREAS DE VULNERABILIDADE EM NATAL/RN, BRASIL: ANÁLISE DA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 9 (ZPA 9) . Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 72, p. 433–453, 2019. DOI: 10.14393/RCG207246613. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/46613. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos