ANALISANDO OS CONCEITOS DE RENDA DA TERRA E VALOR DO SOLO A PARTIR DA LÓGICA DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O MUNICÍPIO DE BARRA DOS COQUEIROS/SE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207246572Palabras clave:
Renda diferencial, Valor, Apropriação privada do espaço, Mercado imobiliário, UrbanizaçãoResumen
Buscou-se ao longo desse artigo discutir a teoria marxista da renda da terra a partir do processo de produção do espaço no município de Barra dos Coqueiros/SE, planejado pelo Estado para atender às demandas da indústria do turismo e do mercado imobiliário. Para isso, além de extensa pesquisa bibliográfica, foi realizado um prolongado trabalho de campo que permitiu a escrita da dissertação de Mestrado que motivou este artigo. Os conceitos de renda absoluta, renda diferencial e renda de monopólio, em conjunção ao conceito de valor mostraram-se de grande utilidade para a compreensão da lógica de funcionamento da especulação imobiliária enquanto estratégia do capital financeiro, visando o ajuste espacial capitalista em sua busca incessante por novos espaços de reprodução do capital. Evidenciando que a teoria da renda da terra, originalmente formulada para compreender as relações estabelecidas pelo capital no espaço agrário, mostra-se, com as devidas adequações, também fundamental para a discussão sobre sua expansão sociometabólica no espaço urbano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.