ANALISANDO OS CONCEITOS DE RENDA DA TERRA E VALOR DO SOLO A PARTIR DA LÓGICA DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O MUNICÍPIO DE BARRA DOS COQUEIROS/SE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207246572Keywords:
Renda diferencial, Valor, Apropriação privada do espaço, Mercado imobiliário, UrbanizaçãoAbstract
Buscou-se ao longo desse artigo discutir a teoria marxista da renda da terra a partir do processo de produção do espaço no município de Barra dos Coqueiros/SE, planejado pelo Estado para atender às demandas da indústria do turismo e do mercado imobiliário. Para isso, além de extensa pesquisa bibliográfica, foi realizado um prolongado trabalho de campo que permitiu a escrita da dissertação de Mestrado que motivou este artigo. Os conceitos de renda absoluta, renda diferencial e renda de monopólio, em conjunção ao conceito de valor mostraram-se de grande utilidade para a compreensão da lógica de funcionamento da especulação imobiliária enquanto estratégia do capital financeiro, visando o ajuste espacial capitalista em sua busca incessante por novos espaços de reprodução do capital. Evidenciando que a teoria da renda da terra, originalmente formulada para compreender as relações estabelecidas pelo capital no espaço agrário, mostra-se, com as devidas adequações, também fundamental para a discussão sobre sua expansão sociometabólica no espaço urbano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.