TERRITÓRIO, MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941199Palabras clave:
Amazônia, Campesinato, Territorialidade, Conflitualidade, TerritórioResumen
O artigo em questão consiste em uma reflexão teórica que vem sendo desenvolvida na dissertação de mestrado sobre os movimentos socioterritoriais do campo e a Questão Agrária na Amazônia. Objetivamos uma reflexão acerca da categoria território, enquanto uma totalidade que compõe a conflitualidade manifestada em múltiplas dimensões e escalas, e o desdobramento deste no conceito de movimentos socioterritoriais como um instrumento teórico metodológico geográfico seminal para compreender as conflitualidades no bojo das lutas camponesas por direitos que viabilizam uma vida com mais dignidade no espaço agrário. Dentre estas lutas destacamos a Educação do Campo como elemento que contém e está contido no território camponês produzindo e reproduzindo suas territorialidades e modo de vida revelando sua imprescindibilidade para resistência e recriação do campesinato.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.