TERRITÓRIO, MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941199Palavras-chave:
Amazônia, Campesinato, Territorialidade, Conflitualidade, TerritórioResumo
O artigo em questão consiste em uma reflexão teórica que vem sendo desenvolvida na dissertação de mestrado sobre os movimentos socioterritoriais do campo e a Questão Agrária na Amazônia. Objetivamos uma reflexão acerca da categoria território, enquanto uma totalidade que compõe a conflitualidade manifestada em múltiplas dimensões e escalas, e o desdobramento deste no conceito de movimentos socioterritoriais como um instrumento teórico metodológico geográfico seminal para compreender as conflitualidades no bojo das lutas camponesas por direitos que viabilizam uma vida com mais dignidade no espaço agrário. Dentre estas lutas destacamos a Educação do Campo como elemento que contém e está contido no território camponês produzindo e reproduzindo suas territorialidades e modo de vida revelando sua imprescindibilidade para resistência e recriação do campesinato.
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