CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NA ATUALIDADE: UMA MIRADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941155Palabras clave:
Formação docente, Ensino de Geografia, Inovação PedagógicaResumen
Este artigo constitui um recorte dos resultados da pesquisa intitulada “Possibilidades e desafios para prática docente no processo de aprendizado discente: o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ensino de geografia na rede pública estadual Pernambuco”, que procura compreender melhor a mudança operada no trabalho docente dos professores de Geografia da educação básica, confrontados com as NTIC. Nossas incursões metodológicas foram movidas por abordagens distintas (quantitativa e qualitativa), porém complementares. Como resultados da pesquisa, constatamos que os professores das escolas investigadas, apresentam grandes afinidades com as NTIC, entretanto, as limitações de uma formação inicial que traga em sua proposta curricular elementos para subsidiar suas práticas são evidentes, o que nos remete a novas investigações no âmbito do currículo dos cursos de formação na área de Geografia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Francisco Kennedy Silva dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.