AVALIAÇÃO DO PROJETO DE VALORIZAÇÃO DE NASCENTES URBANAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO ONÇA: O IMPACTO NA PERCEPÇÃO SOCIAL DE DUAS NASCENTES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196703Palabras clave:
Nascentes urbanas. Restauração ambiental. Educação ambiental. Apropriação social.Resumen
A efetividade das medidas de valorização e de restauração ambiental de qualquer bacia hidrográfica depende, principalmente, da boa receptividade por parte da população local e do impacto das medidas em termos de transformações do comportamento e sensibilização ambiental. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que avaliou a apropriação social das intervenções físicas e paisagísticas efetuadas em duas das nove nascentes compreendidas na segunda etapa do projeto "Valorização de nascentes urbanas na bacia do ribeirão do Onça", o qual foi formulado e desenvolvido pelo Subcomitê da bacia hidrográfica do Onça (Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG) com recursos advindos da cobrança pelo uso da água. Quatro ferramentas metodológicas - a observação direta, as entrevistas semi-estruturadas, os questionários e as cartografias sociais - permitiram concluir que as medidas executadas conseguiram incrementar a visibilidade das nascentes, bem como promover uma percepção mais positiva sobre as áreas onde as mesmas encontram-se inseridas. No entanto, identificou-se que existe um vazio pedagógico no projeto, pois a valorização da área das nascentes por parte das comunidades não acarretou uma maior compreensão sobre a importância desses sistemas para a manutenção da qualidade ambiental das bacias hidrográficas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.