ANÁLISE DE EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS EXTREMOS NO MUNICÍPIO DE BALSAS-MA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196606Palabras clave:
Chuva Intensa, Distribuição Gumbel, Hidrologia.Resumen
A avaliação da precipitação pluviométrica máxima diária anual, através de modelos teóricos de probabilidades, é de particular interesse no que se refere ao planejamento de estruturas com exposição constante à ação dos fenômenos extremos dessa variável. Este estudo tem por objetivo estimar a precipitação pluviométrica máxima diária anual esperada em diferentes períodos de retorno e a análise de possíveis tendências na série, para o município de Balsas-MA. Foi utilizada a distribuição Gumbel para máximos para a estimativa dos valores das precipitações máximas diárias anuais esperadas e assim obteve-se a equação que relaciona a intensidade, duração e frequência. Para o diagnóstico de tendências foi empregado o teste de Mann-Kendall e realizada regressão linear simples para a inferência de tendência a partir do coeficiente angular da reta. Observou-se tendência de aumento na intensidade pluviométrica esperada, pelo método Gumbel, em um mesmo período de retorno para baixos valores de duração da chuva. Foi obtido um coeficiente de determinação de 87,3%, para a equação de intensidade, duração e frequência. Os resultados dos testes de Mann-Kendall e t de student para o coeficiente angular, mostraram a não existência de tendência na série.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.