ANÁLISE DE EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS EXTREMOS NO MUNICÍPIO DE BALSAS-MA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196606Keywords:
Chuva Intensa, Distribuição Gumbel, Hidrologia.Abstract
A avaliação da precipitação pluviométrica máxima diária anual, através de modelos teóricos de probabilidades, é de particular interesse no que se refere ao planejamento de estruturas com exposição constante à ação dos fenômenos extremos dessa variável. Este estudo tem por objetivo estimar a precipitação pluviométrica máxima diária anual esperada em diferentes períodos de retorno e a análise de possíveis tendências na série, para o município de Balsas-MA. Foi utilizada a distribuição Gumbel para máximos para a estimativa dos valores das precipitações máximas diárias anuais esperadas e assim obteve-se a equação que relaciona a intensidade, duração e frequência. Para o diagnóstico de tendências foi empregado o teste de Mann-Kendall e realizada regressão linear simples para a inferência de tendência a partir do coeficiente angular da reta. Observou-se tendência de aumento na intensidade pluviométrica esperada, pelo método Gumbel, em um mesmo período de retorno para baixos valores de duração da chuva. Foi obtido um coeficiente de determinação de 87,3%, para a equação de intensidade, duração e frequência. Os resultados dos testes de Mann-Kendall e t de student para o coeficiente angular, mostraram a não existência de tendência na série.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.