GEOGRAFIA E ATIVIDADES LÚDICAS: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196604Palabras clave:
Geografia, educação ambiental, atividades lúdicas, inteligências múltiplasResumen
O objetivo geral deste artigo é apresentar como as atividades lúdicas, por meio das inteligências múltiplas, podem contribuir para o processo DE aprendizagem durante as aulas de geografia, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Uberlândia-MG. Os estudos geográficos estão diretamente ligados aos fenômenos socioeconômicos, culturais e políticos que têm caracterizado a sociedade contemporânea. O objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico- vivido por nós, resultado de nossas ações. Neste sentido, a Educação Ambiental tem influenciado no processo de formação dos cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. A teoria das Inteligências Múltiplas foi utilizada como mediadora de diferentes formas de ensinar por meio de atividades lúdicas. A pesquisa foi realizada em 5 (cinco) momentos, a fase de vivência na escola, com presença do pesquisador, em sala de aula, no decorrer de um semestre; posteriormente, aplicou-se o questionário, intitulado 'meus relatos'; realizaram-se as atividades lúcidas com base nas múltiplas inteligências e, finalmente, a apresentação do trabalho para a comunidade escolar. No decorrer das atividades e com os resultados obtidos constou-se que é possível trabalhar os conhecimentos geográficos integrados à educação ambiental de maneira lúdica e prazerosa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.