GEOGRAFIA E ATIVIDADES LÚDICAS: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Authors

  • Sirlem Albina Sant'Ana Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196604

Keywords:

Geografia, educação ambiental, atividades lúdicas, inteligências múltiplas

Abstract

O objetivo geral deste artigo é apresentar como as atividades lúdicas, por meio das inteligências múltiplas, podem contribuir para o processo DE aprendizagem durante as aulas de geografia, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Uberlândia-MG. Os estudos geográficos estão diretamente ligados aos fenômenos socioeconômicos, culturais e políticos que têm caracterizado a sociedade contemporânea. O objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico- vivido por nós, resultado de nossas ações. Neste sentido, a Educação Ambiental tem influenciado no processo de formação dos cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. A teoria das Inteligências Múltiplas foi utilizada como mediadora de diferentes formas de ensinar por meio de atividades lúdicas. A pesquisa foi realizada em 5 (cinco) momentos, a fase de vivência na escola, com presença do pesquisador, em sala de aula, no decorrer de um semestre; posteriormente, aplicou-se o questionário, intitulado 'meus relatos'; realizaram-se as atividades lúcidas com base nas múltiplas inteligências e, finalmente, a apresentação do trabalho para a comunidade escolar. No decorrer das atividades e com os resultados obtidos constou-se que é possível trabalhar os conhecimentos geográficos integrados à educação ambiental de maneira lúdica e prazerosa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-07-18

How to Cite

ALBINA SANT’ANA, S.; JUNQUEIRA BERNARDES, M. B. GEOGRAFIA E ATIVIDADES LÚDICAS: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 66, p. 55–64, 2018. DOI: 10.14393/RCG196604. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/38342. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos