METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PELA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196507Palabras clave:
Reaproveitamento, Fiscalização, Legislação.Resumen
A geração de resíduos provenientes da construção civil deve receber atenção especial, sendo este setor significativamente atuante no Brasil, e causador de impacto na qualidade ambiental urbana. A gestão pública municipal é responsável pelo gerenciamento desses resíduos, na fiscalização e autuação das infrações, na destinação final. Este artigo propõe uma Metodologia de Avaliação da Eficácia da Gestão Pública no Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil (MAEGPG-RCC) com base na legislação vigente. Para a construção da MAEGPG-RCC foram elaborados critérios para verificação dos requisitos necessários para uma boa gestão dos RCC, levando em consideração aspectos ambientais, socioculturais e econômicos. Essa metodologia pode ser utilizada para identificar os pontos críticos e verificar a evolução do gerenciamento dos RCC nos municípios. A metodologia foi aplicada no município de Tucuruí - PA, os resultados mostram evidências da sua adequabilidade, uma vez que o mesmo foi proposto tendo por base o alcance de uma cidade higiênica que caminha para o efetivo reaproveitamento e reciclagem dos RCC, podendo desta forma ser aplicada similarmente em outros municípios do Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.