POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia196724

Palabras clave:

Mobilidade urbana. Políticas públicas. Conflitos sócio-espaciais.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de apontar as políticas públicas federais que culminaram na difusão e implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras e discutir a atuação desse tipo de transporte no âmbito da organização do espaço urbano. Com esse intuito, é contextualizada a problemática do transporte urbano e as políticas de mobilidade urbana que implicam em interesses e conflitos no transporte e nos usos. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento de dados, entrevistas a usuários de transporte e órgãos públicos, e observações em campo, analisa-se como o sistema BRT tem sido difundido em cidades de diferentes realidades espaciais, sociais e econômicas. Os resultados do trabalho mostram que o BRT é um instrumento que ameniza a problemática da mobilidade urbana, mas amplia os conflitos de interesses entre os agentes sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphael Felix Ribeiro Faria, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro - norte fluminense, BrasilMestrando em Geografia (Geografia)

Publicado

2018-10-22

Cómo citar

RIBEIRO FARIA, R. F. POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 67, p. 361–373, 2018. DOI: 10.14393/Hygeia196724. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37145. Acesso em: 6 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos