POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia196724Keywords:
Mobilidade urbana. Políticas públicas. Conflitos sócio-espaciais.Abstract
Este trabalho tem o objetivo de apontar as políticas públicas federais que culminaram na difusão e implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras e discutir a atuação desse tipo de transporte no âmbito da organização do espaço urbano. Com esse intuito, é contextualizada a problemática do transporte urbano e as políticas de mobilidade urbana que implicam em interesses e conflitos no transporte e nos usos. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento de dados, entrevistas a usuários de transporte e órgãos públicos, e observações em campo, analisa-se como o sistema BRT tem sido difundido em cidades de diferentes realidades espaciais, sociais e econômicas. Os resultados do trabalho mostram que o BRT é um instrumento que ameniza a problemática da mobilidade urbana, mas amplia os conflitos de interesses entre os agentes sociais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.